A aura emanada por algo ou alguém é tão intrínseca ao objeto original quanto sua própria carne.
O efeito produzido pelos modelos no espaço é indissociável deles, assim como suas cores oucheiros.
O efeito no espaço de dois indivíduos diferentes pode ser igualmente tão diverso quantoo efeito de uma vela comparado ao de uma lâmpada. Por isso, o pintor deve se preocupar namesma medida com o ambiente em torno do objeto e com o próprio objeto.
É por meio da observação e da percepção da atmosfera que o pintor pode registrar o sentimento que assimila, espera que vá emanar de sua pintura. Um momento de satisfação plena nunca ocorre durante a criação de uma obra de arte.
A promessa desse instante é sentida no ato de criação, mas desaparece à medida que a obra seconcretiza. É nesse instante que o pintor percebe que não está fazendo mais do que pintar um quadro. Até então, ele quase ousou esperar que a imagem pudesse ganhar vida. Se fosse diferente, o quadro perfeito seria terminado e, em seguida, o pintor se aposentaria..
É essa profunda insuficiência que o faz ir adiante. De modo que o processo criativo se torna essencial para o pintor, talvez até mais importante que o quadro em si.
O processo cria, de fato, uma dependência.
Lucian Freud
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